Abril 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário


Clima e Vegetação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Clima e Vegetação

Mensagem  Admin em Sex Abr 09, 2010 7:10 pm

A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima. O mapa a seguir apresenta uma classificação por grandes regiões do planeta; portanto, não fornece informações sobre as diferenças encontradas interior de cada região, como as decorrentes das variações locais de altitude, dos graus diferenciados de urbanização e das características locais de relevo.




Esse mapa foi adaptado da classificação de Köpen, na qual são consideradas as médias temperaturas e chuvas em um intervalo de pelo menos 30 anos. Após coletar dados por esse período, são estabelecidos intervalos de temperatura e chuva que caracterizam os tipos climáticos.
• Polar (ou glacial): ocorre em latitudes elevadas, próximas aos círculos polares Ártico e Antártico, onde, por causa da inclinação do eixo terrestre, há grande variação na duração do dia e da noite e, consequentemente, na quantidade de radiação absorvida ao longo do ano. São climas que se caracterizam por baixas temperaturas o ano inteiro, atingindo no máximo 10 °C nos meses de verão, em regiões em que a camada de neve e gelo que recobre o solo derrete e o dia é muito mais longo que a noite.
A vegetação e solos: durante o inverno, a vegetação deixa de existir; no verão, com o degelo, desenvolve-se a tundra, formada por pequenos arbustos e por gramíneas (musgos e líquens) nas áreas mais frias. Os solos são pobres e quase inexistentes.



• Temperado e frio: é apenas nas zonas climáticas temperadas e frias desta classificação que encontramos uma definição clara das quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Há uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência da maritimidade amplitude térmica menor, e as do interior, nas quais as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas por causa da influência da continentalidade.
De norte para sul os principais tipos de vegetação são: floresta de coníferas, como a taiga siberiana (pinheiros, faias, olmos) e a floresta canadense (utilizada na fabricação de papel e celulose), floresta temperada; estepes e pradarias; vegetações herbáceas com solos de grande fertilidade (tchernozion).


• Mediterrâneo: apresentam verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. Observe sua distribuição nas médias latitudes, em todos os continentes. Nas costas ocidentais da Califórnia, Chile, África do Sul e Austrália e principalmente no sul da Europa e no norte da África. As precipitações variam desde 300 mm nas áreas mais secas até 900 mm nas mais úmidas.
A vegetação mediterrânea é composta por maquis (arbustos densos e fechados, sendo as principais espécies encontradas o medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e cactos) e garrigue (formação vegetal constituída por arbustos de pequeno porte e relativamente esparsos, sendo as principais espécies o buxo, carrasco, alecrim, rosmaninho, alfazema e o timo). É muito comum a presença de oliveiras e castanheiras nessa área.


• Tropical: devido fator latitude, o ambiente tropical apresenta grande variação no comportamento de temperaturas e chuvas, podendo ser dividido em seis modalidades (superúmido, frio, subúmido, semi-árido, árido e hiperárido). Nessa classificação, porém, as áreas consideradas tropicais apresentam duas estações bem definidas: inverno ameno e seco, verão quente e chuvoso — as demais áreas aparecem como equatorial, semi-árido e desértico.



• Equatorial: ocorre na zona climática mais quente do planeta. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (médias mensais em torno de 25 °C), com pequena amplitude térmica anual, já que as variações de duração entre o dia e a noite e de inclinação de incidência dos raios solares são mínimas. Quanto ao regime das chuvas, não é possível generalizar como no caso da temperatura. Nas áreas mais chuvosas o índice supera os 3 000 mm anuais e não há ocorrência de estação seca, mas nas regiões menos chuvosas o índice cai para 1 500 mm anuais com três meses de estiagem (observe os climogramas a seguir).


• Subtropical: característico das regiões localizadas em médias latitudes, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual.
• Árido (ou desértico): por causa da falta de umidade, caracteriza-se por elevada amplitude térmica diária e sazonal. Os índices pluviométricos são inferiores a 250 mm/ano.
• Semi-árido: clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas longo do ano. Ocorre tanto em regiões tropicais (onde as temperaturas são elevadas o ano inteiro) quanto em zonas temperadas (onde os invernos são frios).



Glossário

No mundo há climas secos, úmidos, alternadamente úmidos e secos ao longo do ano, quentes, frios, alternadamente quentes e frios etc. Esses diferentes climas refletem-se na cobertura vegetal, definindo a altura das plantas, a forma das folhas, a espessura dos caules, a fisionomia geral da vegetação e servem de base para a seguinte classificação:
• perenes: plantas que apresentam folhas durante o ano todo;
• caducifólias, decíduas ou estacionais: plantas que perdem as folhas em épocas muito frias ou secas
do ano;
• esclerófilas: plantas com folhas duras, coriáceas; xerófilas: plantas adaptadas à aridez;
• xerófilas: plantas adaptadas à aridez;
• higrófilas: plantas adaptadas a muita umidade, geralmente perenes;
• tropófilas: plantas adaptadas a uma estação seca e outra úmida;
• aciculifoliadas: possuem folhas em forma de agulhas, como os pinheiros. Quanto menor a superfície das folhas, menos intensa é a transpiração e maior é a retenção de água pela planta;
• latifoliadas: plantas de folhas largas, que permitem intensa transpiração; são geralmente nativas de regiões muito úmidas;

avatar
Admin
Admin

Mensagens : 80
Data de inscrição : 08/02/2010

http://www.sind-geoblog.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum